A recuperação da rodovia municipalizada ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, está prestes a ser concluída. Os trabalhos, iniciados em 9 de maio, permitirão a liberação do tráfego para todos os tipos de veículos na tarde desta sexta-feira (07).

A iniciativa faz parte da Operação Reconstrução, uma colaboração entre entidades locais, incluindo a Associação das Empresas de Construção Civil (ASCON) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV).

O bloqueio ocorreu no km 19, próximo à Vinícola Cave do Sol. Alan Scomazzon, presidente da ASCON Vinhedos, informou que o trânsito deverá ser liberado por volta das 16h30.

“Ali foi um grande desmoronamento. A água levou a estrada toda embora, formou uma passagem de aproximadamente 20m por 15m, levando uma tubulação existente. A gente substituiu essa tubulação por galerias de concreto de 3m por 3m, construímos um laço de concreto no fundo, aplicamos as galerias, fizemos uma laje superior e reaterramos. Agora vamos aplicar o asfalto, depois a sinalização pertinente ao local”, explicou Scomazzon. A conclusão completa da obra, incluindo a sinalização, está prevista para a próxima semana.

Nova Ponte da Linha 40 da Graciema

Outra obra na região que está próxima da finalização é a nova ponte da Linha 40 da Graciema. A ponte de madeira que havia antes foi levada pela enchente de maio. Este caminho é vital para a ligação com Santa Tereza, permitindo a passagem de ambulâncias e outros serviços essenciais.

Segundo Scomazzon, as novas cabeceiras foram recompostas e as lajes instaladas. Nesta quinta-feira (6), foi realizada a concretagem da capa superior de concreto, que será a pista de rolamento.

“A ponte deverá estar pronta na próxima semana, imagino que na quarta-feira (12), e até o dia 14 de junho os veículos poderão transitar pelo local”, afirmou.

Financiamento das Obras

As obras são financiadas por doações arrecadadas pelo movimento Unidos por Bento, além de contribuições financeiras e estruturais de empresas locais. Técnicos também estão doando seu trabalho gratuitamente.

Sobre o Unidos por Bento

Unidos por Bento reúne cerca de 20 entidades representativas (incluindo AEARV, AGAS, APROVALE, ASCON, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, MOVERGS, OAB, SEGH, SIDMÓVEIS, SIMMME, SIMPLAVI, SINDIBENTO, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e UVIBRA, lideradas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves). Desde o início de maio, o movimento já arrecadou mais de R$ 12 milhões.

Esses recursos estão sendo utilizados em mais de 30 frentes de trabalho, incluindo a desobstrução de caminhos e acessos ao interior e a reconstrução de pontos logísticos, especialmente no interior do município e conexões com cidades vizinhas.

O movimento continua a captar recursos, com apoio do Sicredi, que dobrou cada doação realizada por CNPJ e CPF até 30 de maio. Doações podem ser feitas via PIX para financeiro@cicbg.com.br ou por depósito no Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2. Após a conclusão dos trabalhos, haverá uma prestação de contas pública detalhando o uso dos recursos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whats da Rádio Ole
Enviar mensagem