Na manhã desta quinta-feira (12), em uma coletiva de imprensa, foi apresentado oficialmente o roteiro da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, que será realizada no dia 2 de fevereiro no Santuário em Farroupilha. A coletiva foi dirigida pelo padre e reitor do Santuário Ricardo Fontana.

Em suas palavras iniciais ele prestou solidariedade aos agricultores da região que foram muito atingidos, alguns deles inclusive tendo perca total na produção devido a chuva de granizo que caiu no município na última terça-feira.

Neste 2023, o novo Santuário de Caravaggio está completando 60 anos, e também por conta disso a comemoração e muito especial, esta que terá como lema “Fonte rica e copiosa, Rogai por nós”, este lema que também está estampado em um dos vitrais do local de fé.

Durante as comemorações no Santuário nos dias que antecedem a data esperada, nas nove noites anteriores, começando no dia 24 de janeiro, serão realizadas nove novenas, sempre às 20h, para que assim todos possam comparecer. Todos podem levar um prato que ocorre um momento de lanche compartilhado.

No dia 2 de fevereiro será feita uma missa, récita do terço e a procissão e bênção das máquinas agrícolas.

Durante a coletiva, o padre Ricardo Fontana também falou sobre a importância de cuidar do meio ambiente nestes tempos de mudanças climáticas:

“Nós precisamos cuidar do meio ambiente, nós estamos vendo isso já nas fontes de água e na poluição das nossas águas e também nas mudanças drásticas climáticas que nosso globo está apresentando”, enfatizou Fontana.

Foi a chuva deu origem as Romarias Votivas. Quando em 1889 os agricultores passavam por diversos problemas por conta de estiagem na região, eles recorrem a figura de Nossa Senhora de Caravaggio, foi quando em 2 de fevereiro de 1889 ocorreu uma chuva em abundância, esta que recompôs todas as fontes de água da região.

FESTA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

Em 2023, a tradicional festa de Nossa Senhora de Caravaggio irá ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de maio, esta que todos os anos leva milhares de fiéis até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whats da Rádio Ole
Enviar mensagem