O frio não dá trégua no Rio Grande do Sul e segue registrando marcas extremas no Sul do estado, onde no começo desta segunda-feira as mínimas foram por demais baixas a ponto de na Serra do Sudeste os termômetros terem marcado 5ºC negativos. O Centro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul tiveram tempo mais aberto, vento calmo e ar seco nas primeiras horas desta segunda-feira, além da maior proximidade do centro da massa de ar polar sobre o Centro da Argentina e o Uruguai com um reforço de ar polar.

Foi isso que favoreceu que o Oeste e o Sul gaúcho, como a MetSul Meteorologia previa, registrassem as menores temperaturas observadas nas primeiras horas desta segunda-feira com marcas ao redor e abaixo de 0ºC em diversas localidades. As mínimas em algumas localidades, particularmente na fronteira com o Uruguai e nas baixadas da Serra do Sudeste, se situaram entre as mais baixas deste episódio longo de frio que se iniciou no fim de junho.

Estação de baixada no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul do estado, anotou a menor temperatura deste ano até agora no Rio Grande do Sul no início do sábado com 7,3ºC abaixo de zero e nesta segunda-feira marcou 5ºC negativos. Foi mais uma marca extrema na Serra do Sudeste. No dia 30 de junho, a estação da localidade do Sul gaúcho havia anotado uma temperatura mínima de 7,1ºC negativos, seguida por 6,2ºC negativos em 1º de julho e 5,3ºC abaixo de zero no dia 2. O frio muito intenso decorre de uma massa de ar frio de origem polar associada a uma área de alta pressão de 1030 hPa sobre o Centro da Argentina e o Uruguai, que favorece frio extremo nos países vizinhos.

MÍNIMAS DE HOJE NO RIO GRANDE DO SUL Veja a lista de temperaturas mínimas observadas neste sábado no Rio Grande do Sul em estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura e particulares (PWS): Pinheiro Machado: -5,0°C Bagé: -2,5°C Herval: -2,1°C Caçapava: -1,1°C Quaraí: -1,0°C Santana do Livramento: -0,6°C Jaguarão: -0,3°C Dom Pedrito: 0,3°C Uruguaiana: 0,3°C São Gabriel: 0,4°C Santa Maria: 0,7°C Alegrete: 1,1°C Canguçu: 1,1°C Lavras do Sul: 1,1°C Rosário do Sul: 1,1°C São Sepé: 1,1°C São Gabriel: 1,2°C Pelotas: 1,3°C Itaqui: 1,5°C Arroio Grande: 1,7°C Barra do Quaraí: 1,7°C São Francisco de Assis: 1,7°C Tupanciretã: 1,7°C Vila Nova do Sul: 1,9°C Santiago: 2,0°C Silveira Martins: 2,1°C Cacequi: 2,2°C Maçambara: 2,2°C São Martinho da Serra: 2,2°C São Vicente do Sul: 2,2°C Cachoeira do Sul: 2,3°C Encruzilhada do Sul: 2,8°C São Francisco de Paula: 2,9°C Canela: 3,1°C Gramado: 3,1°C Cambará do Sul: 3,2°C Caxias do Sul: 3,3°C Monte Alegre dos Campos: 3,3°C Rolante: 3,4°C Vacaria: 3,4°C Farroupilha: 3,6°C Igrejinha: 3,6°C Bom Jesus: 3,8°C Muitos Capões: 3,8°C Capão do Leão: 3,9°C Morro Reuter: 3,9°C Nova Palma: 3,9°C Rio Grande: 3,9°C São Borja: 3,9°C Santa Maria do Herval: 4,0°C Itaara: 4,1°C Júlio de Castilhos: 4,1°C Barra do Ribeiro: 4,2°C São Marcos: 4,2°C Teutônia: 4,2°C Soledade: 4,3°C David Canabarro: 4,.4°C Ilópolis: 4,4°C Santo Antônio das Missões: 4,4°C São Lourenço do Sul: 4,4°C São Luiz Gonzaga: 4,4°C Alto Feliz: 4,5°C Restinga Seca: 4,5°C Lagoa Vermelha: 4,6°C São José dos Ausentes: 4,6°C Esmeralda: 4,7°C Ibirapuitã: 4,7°C Bento Gonçalves: 4,8°C

Na Metade Norte, onde estão as maiores cotas de altitude do Rio Grande do Sul, as mínimas de hoje não foram tão baixas quanto na Metade Sul por conta da abundante presença de nebulosidade e até com precipitação leve em diferentes pontos. TEMPERATURA NA GRANDE PORTO ALEGRE Por conta do tempo fechado com céu encoberto na madrugada, as mínimas no começo desta segunda não chegaram a ser muito baixas na área metropolitana de Porto Alegre, mas considerando a abundante nebulosidade fez muito frio. Em Porto Alegre, a mínima no Jardim Botânico foi de 8,5ºC. Em Belém Novo, na zona Sul, fez 8,6ºC. Nas cidades vizinhas, os termômetros indicaram 7,1ºC em Nova Santa Rita; 7,7ºC em Viamão; 8,3ºC em Gravataí, 8,4ºC em Campo Bom; e 9,1ºC em São Leopoldo. ONDA DE FRIO VAI LONGE A MetSul Meteorologia reitera que o período frio no Rio Grande do Sul vai até a metade do mês com tendência de aquecimento no estado a partir da semana que vem. Nos próximos dias, a temperatura segue baixa com frio manhã, tarde, noite e madrugada. O Sul do estado, em particular a fronteira com o Uruguai, a Campanha e a Serra do Sudeste, serão as regiões com as menores temperaturas nos próximos dias com muitos dias ainda pela frente de marcas ao redor ou abaixo de 0ºC. O começo desta terça-feira na Metade Sul gaúcha e em parte do Centro e do Oeste deve ser excepcionalmente frio. Marcas de -2ºC a -5ºC são esperadas em diversas cidades e nas baixadas da Serra do Sudeste pode fazer até -5ºC a -7ºC, não se descartando marcas ainda menores.

FONTE: MetSul

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whats da Rádio Ole
Enviar mensagem